O primeiro tratamento a laser foi feito há 40 anos. Argônio e CO2 (dióxido de carbono) eram geralmente aplicados na pele humana para remover marcas de nascença vasculares, como manchas vinho do porto e hemangiomas. As marcas de nascença podem ser iluminadas; um efeito colateral dará origem a uma alta taxa de formação de cicatrizes. O desenvolvimento da tecnologia do laser revolucionou seu uso no tratamento de muitas doenças da pele e no tratamento congênito, cobrindo lesões vasculares e pigmentadas e removendo tatuagens, cicatrizes e rugas. Um espectro de laser e tecnologias de luz é usado para resurfacing e rejuvenescimento da pele. A dermatologia a laser cobre muitas doenças de pele, remoção e tratamento por vários anos.

Quais são as propriedades da dermatologia a laser?

O laser é considerado uma amplificação de luz pela emissão efetiva de radiação.

Lasers são fontes de luz de alta intensidade com as seguintes propriedades.

  • Monocromático - a radiação de comprimento de onda único
  • Coerente - as ondas do feixe de luz estão em fase
  • Colimado - o feixe de luz viaja paralelo

 

Pode ser focado em marcas menores com alta intensidade. A luz é gerada em uma cavidade opcional em um meio que pode ser um gás (argônio, criptônio ou CO2), líquido (corante) e sólido (rubi, ítrio-alumínio-granada, alexandrita). O processo de moléculas de laser resulta na emissão de luz de fótons de alta densidade conforme ele retorna a um estado estável. Cada meio tem um comprimento de onda individual de luz na forma de um espectro visível ou espectro infravermelho.

As marcas vasculares da pele contêm hemoglobina oxigenada que absorve fortemente a luz visível a 418, 542 e 577 nanômetros. Ele também contém melanina que possui uma ampla faixa de absorção visível e bandas de ondas infravermelhas. Os infravermelhos são bastante destrutivos porque absorvem a água disponível entre as células da pele. Essas células contêm 70-90% de água.

Seu objetivo principal é destruir as células-alvo e não prejudicar os tecidos circundantes. Pulsos curtos diminuem o calor das células danificadas na quantidade máxima. Scanners automatizados reduzem a chance de sobreposição entre as áreas de tratamento.

Que tipo de dermatologia a laser existe?

Vários tipos de Lasers são usados no tratamento da pele. As tecnologias de laser mais antigas, como CO2 e argônio, foram substituídas por lasers de modo quase CW e sistemas de laser pulsado. Os lasers de picossegundos têm pulsos curtos.

Pico de comprimento de onda da luz do laser, durações de pulso, como visar a pele absorve e determinar os tipos de aplicação clínica do laser.

 

Tipo de Laser

Fonte de laser

Picos de comprimento de onda

CW, que emite um feixe de luz constante com longas exposições

CO2

 

10.500 nm

 

Argônio

488/514 nm

Quasi-CW divide o feixe CW em segmentos curtos, produzindo emissão interrompida de laser constante

Titanil-fosfato de potássio

530 nm

 

Brometo / vapor de cobre

508-570 nm

 

Corante sintonizável bombeado com argônio (APTD)

570-580 nm

 

Krypton

560 nm

Picossegundo

CO2 pulsado

10.300 nm

 

Ítrio-alumínio-granada

530-1064 nm

 

Alexandrite

750 nm

 

O que o tratamento da pele pode ser realizado com a dermatologia a laser?

  1. Marcas vasculares

Lasers usados trataram com sucesso uma variedade de lesões vasculares que incluem manchas vinho do porto, telangiectasia, granulomas piogênicos e poiquilodermia de Civatte. A dermatologia a laser causa uma lesão térmica não específica de alta classificação e a cicatriz é agora amplamente substituída por laser pulsado e terapias quase CW de luz amarela. O laser de corante pulsado é usado para tratar a maioria das marcas vasculares devido à sua excelente eficácia clínica e perfil de baixo risco. Tem o tamanho de um impacto significativo (5 a 10 mm), permitindo que lesões extensas e enormes sejam tratadas instantaneamente. Muitos efeitos colaterais incluem hematomas pós-operatórios (púrpura) que podem terminar em 1-1 a 2 semanas e alterações pigmentares transitórias. Crostas, cicatrizes e alterações texturais podem ser vistas com frequência.

Os novos recursos de feixe em V fornecem uma duração de pulso energético ultralonga direcionada aos vasos sanguíneos direcionados por um período mais considerável. Isso resulta em danos aos vasos sanguíneos uniformes, reduzindo a púrpura observada com os lasers de corante de pulso. O envolvimento do resfriamento ativo aumenta o conforto durante o tratamento administrado com segurança e eficácia.

 

  1. Lesões pigmentadas e tatuagens

Os sistemas de laser QS de alta especificidade e ricos em melanina erradicam vários tipos de lesões pigmentadas. Essas lesões são tratáveis, incluindo sardas e marcas de nascença com alguns nevos melanocíticos congênitos, nevos azuis, nevo de Ota e nevo de Becker. Os sistemas de laser de impulso curto tratam as lesões concentrando sua energia nos melanossomas, minúsculos grânulos incluindo melanina dentro das células pigmentares. Os resultados do tratamento a laser dependem da profundidade da melanina e da cor da lesão, que são imprevisíveis. As células superficialmente pigmentadas são mais bem tratadas com comprimentos de onda mais curtos, enquanto a remoção mais profunda do pigmento inclui lasers de comprimento de onda mais estendido que penetram em maiores profundidades de tecido.

 

  1. Remoção de cabelo

 

Os lasers são usados para remover o excesso de pelos devido à hipertricose e hirsutismo. Ele remove os pêlos escuros rapidamente e pode levar de 3 a 6 meses para crescer novamente. Vários tratamentos são essenciais para espaçar entre os tratamentos que depende inteiramente da área do corpo a ser tratada. É menos doloroso e muito mais rápido do que a eletrólise. As complicações são menores, mas podem ocorrer queimaduras ou cicatrizes superficiais e alterações de pigmentação. Observa-se claramente o crescimento significativo de cabelos escuros finos em áreas não tratadas próximas às tratadas. Tanto a redução quanto o aumento da sudorese são relatados após o tratamento.

 

Conclusão

Alguns recursos são úteis no tratamento da pele, enquanto poucos podem causar complicações anormais. Você deve seguir a orientação de um especialista e manuseá-los para remoção de pelos ou outro tratamento de pele. A visão geral do tratamento a laser o ajudará a fazer cirurgia de pele sem marcas de corte.

Veja também: Maquina Laser